Muito obrigada meu aluno problema

Sua letra não é legível.Seu caderno não tem capricho,a capa está arrancada,a atividade incompleta,"as orelhas"se multiplicam.Seus lápis,quando existem,nunca estão apontados.Você se destrai com o ruído de uma mosca.É o último a responder às ordens,o primeiro a liderar o barulho.Se você levanta a mão,reluto em lhe dar a palavra-só vem besteira.Você já chega amarfanhado de casa com cara suja de vestígio de lágrimas -você brigou na rua ou foram os tapas do meu pai que perdeu a paciência há muito tempo.
As avaliações são um pesadelo para você.E o resultado...Ah! Meu Deus ,como gostaria de não ser professora,dessistir de tudo para não enfrentar seu olhar...onde a cada dia morre a esperança.
Eu já tentei de tudo com você...Bons modos,maus modos,gritos chantagens,exigir,insistir,gritei,implorei...Você continua não respondendo a minha didáticaelaborada,a minha experiência de tantos anos.
Por você e tornei insegura.Analisei os conteúdos constatei a validade de alguns,aprofundei,condenei,revi meus críterios de avaliação,por você fiquei humilde.Achei pouco os meus recursos .Pedi ajuda a colegas.Fui ao diretor,coodenador.
Por você eu estudei.Fui buscar conhecimentos que me faltavam,achei tempo para uma pesquisa mais elaborada das causas do seu problema.Por você eu criei novas estratégias ,não me limitei as que já existiam .Criei novas formas de abordagem de conteudos,novas metodologias ,novas motivações,nova distribuição de tempo.
Por você procurei conhecer uma criança normal.Como ela pensa?como ela age?o que ela tem que você não tem?que sobra em você?o que lhe falta?
Por você revi meu conceitos de fracasso,de sucesso,de felicidade,de normalidade.
Por você admito ser fracassada,limitada,deficiente,incapaz de fazê-lo aprender.Eu passei a ser um problema também.E,na angústia ,eu aprendi muito bem como você se sente.
Ai então MUDOU você,ou MUDOU eu?
Iyanne Brasil

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

projeto do grêmio

COMO ORGANIZAR UM GRÊMIO EM SUA ESCOLA

Para organizar um Grêmio em sua Escola, em primeiro lugar, deve-se constituir uma comissão PRÓ-GRÊMIO formada por alunos representantes de turma ou escolhida entre seus pares para tal finalidade. Essa Comissão PRÓ-GRÊMIO deverá elaborar um Estatuto e organizar a Assembléia Geral dos estudantes. Nessa assembléia, deverá ser esclarecido a todos os estudantes o que é um Grêmio, qual a finalidade do Grêmio dentro da Escola, aprovar o Estatuto apresentado e formar a comissão eleitoral.
No início da reunião, deve-se escolher um participante para secretariá-la, isto é, aquele que ficará com a incumbência de escrever tudo o que houve na reunião, quem compareceu, a que horas se iniciou, em que local se deu; quais assuntos foram tratados e quantos votaram pela aprovação e quantos votaram contra, etc.
No final da reunião, todos os presentes devem assinar esse documento.
A Comissão Eleitoral ficará com a responsabilidade de marcar a data da eleição e receber a inscrição de chapas e candidatos, fiscalizar o processo eleitoral e resolver eventuais dúvidas que surjam no processo eleitoral. Os membros dessa Comissão devem eleger um coordenador para centralizar as atividades. Esses também devem promover a apuração dos votos, declarar os vencedores e organizar um ato de posse.
É muito importante produzir uma Ata Eleitoral onde constem as chapas e os candidatos concorrentes, as ocorrências e os resultados.
Deve-se então juntar todas as atas e registrar tudo no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas ou em Cartório de Títulos e Documentos.

O Grêmio é a organização dos estudantes na Escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas, produzindo jornal, organizando debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, que não fazem parte do Currículo Escolar, e também organizando reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras coisas.
É muito importante criar o Grêmio em sua Escola, pois ele será um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar.

O Grêmio Estudantil não terá caráter político-partidário, religioso, racial e também não deverá ter fins lucrativos.

A organização, o funcionamento e as atividades do Grêmio serão estabelecidas em seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do corpo discente do Estabelecimento de Ensino, convocada para este fim, obedecendo à legislação pertinente.
A aprovação do Estatuto, a escolha dos Dirigentes e dos Representantes do Grêmio serão realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando-se, no que couber, as normas da legislação eleitoral.
São sócios do Grêmio todos os alunos matriculados e com freqüência regular.
Os representantes do Grêmio não poderão utilizar seu horário de aula para reuniões e quaisquer outras atividades sem autorização da Direção geral e do professor da turma.

O Conselho de Representantes de Turma será eleito anualmente, no início do período letivo, em data fixada pelo Grêmio e/ou equipe pedagógica.
O Conselho de Representantes de Turmas é a instância intermediária e deliberativa do Grêmio e será constituído pelos representantes de turmas eleitos pelos alunos de cada turma em voto secreto.
O Estabelecimento de Ensino não se responsabilizará pelas dívidas ou outros compromissos assumidos pelo Grêmio .
A realização de qualquer evento do Grêmio nas dependências do Estabelecimento deverá ser precedida de autorização do Conselho Escolar.
Quando da realização de qualquer evento ou reunião no interior do Estabelecimento, o Grêmio será responsável pela manutenção da limpeza, da ordem e por qualquer dano ao patrimônio ou a material do Estabelecimento.

As atividades do Grêmio serão supervisionadas pelo Conselheiro ( que deverá ser um profissional da Educação da Escola escolhido pelo Diretor e/ou alunos)
Ao Conselheiro compete:
I. acompanhar as atividades do Grêmio comparecendo à sua sede no mínimo uma vez por semana;
II. informar à Direção do Estabelecimento sobre as atividades do Grêmio;
III. apresentar sugestões para o melhor funcionamento do Grêmio e seu relacionamento com a Direção do Colégio;
IV. comunicar com antecedência à Direção seu afastamento, justificando-o.
V. responder junto às instituições bancárias pela abertura e movimentação de conta- corrente do Grêmio Estudantil.
O balanço anual de movimento financeiro do Grêmio será apresentado à Assembléia Geral dos alunos e ao Conselho Escolar ao final de cada mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário