Muito obrigada meu aluno problema

Sua letra não é legível.Seu caderno não tem capricho,a capa está arrancada,a atividade incompleta,"as orelhas"se multiplicam.Seus lápis,quando existem,nunca estão apontados.Você se destrai com o ruído de uma mosca.É o último a responder às ordens,o primeiro a liderar o barulho.Se você levanta a mão,reluto em lhe dar a palavra-só vem besteira.Você já chega amarfanhado de casa com cara suja de vestígio de lágrimas -você brigou na rua ou foram os tapas do meu pai que perdeu a paciência há muito tempo.
As avaliações são um pesadelo para você.E o resultado...Ah! Meu Deus ,como gostaria de não ser professora,dessistir de tudo para não enfrentar seu olhar...onde a cada dia morre a esperança.
Eu já tentei de tudo com você...Bons modos,maus modos,gritos chantagens,exigir,insistir,gritei,implorei...Você continua não respondendo a minha didáticaelaborada,a minha experiência de tantos anos.
Por você e tornei insegura.Analisei os conteúdos constatei a validade de alguns,aprofundei,condenei,revi meus críterios de avaliação,por você fiquei humilde.Achei pouco os meus recursos .Pedi ajuda a colegas.Fui ao diretor,coodenador.
Por você eu estudei.Fui buscar conhecimentos que me faltavam,achei tempo para uma pesquisa mais elaborada das causas do seu problema.Por você eu criei novas estratégias ,não me limitei as que já existiam .Criei novas formas de abordagem de conteudos,novas metodologias ,novas motivações,nova distribuição de tempo.
Por você procurei conhecer uma criança normal.Como ela pensa?como ela age?o que ela tem que você não tem?que sobra em você?o que lhe falta?
Por você revi meu conceitos de fracasso,de sucesso,de felicidade,de normalidade.
Por você admito ser fracassada,limitada,deficiente,incapaz de fazê-lo aprender.Eu passei a ser um problema também.E,na angústia ,eu aprendi muito bem como você se sente.
Ai então MUDOU você,ou MUDOU eu?
Iyanne Brasil

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dinâmica:Aviõezinhos de elogios.

Objetivo:Lavantar a auto-estima,valorizar o potencial do colega,demonstrar atitudes de respeito aos integrantes do seu e de outros grupos.
Material:1/2 folha depapel de ofício colorido uma caneta,uma bexiga Para cada aluno.
Música:"lindo balão azul"(Guilherme Arantes)
Texto:"você é importante"(Autor desconhecido).
Procedimentos:a)Cada aluno participante receberá seu material,no qual deverá escrever :"Eu,------------,sou--------------"
Nâo deve colocar o nome.
b)Abaixo dessa frase,anotarão aproximadamente cinco qualidades que julgam possuir.
c)Dobram e colocam dentro da bexiga,e enchem-as.
d)Brinca-se com as bexigas ao som da música.
E)TOdos os alunos tomarão para si om balão,ao término da música formaram um círculo.
F)Estourar a bexiga e lê seu conteúdo em voa alta,completanto com seu nome.
G) o professor deverá incentivar os alunos a interiorizar as qualidades lidas,como forma de valorizar a auto-valorização.
h)Aplausos.
i)DIscussão e fechamento com a leitura do texto.
Pontos a serem levantados na discussão:
1-Conseguimos realizar adequada e oportunamente nosso maketing pessoa?
2-É mais comum e mais fácil para nós falarmos dos nossos defeitos ou das nossas qualidades?
3-Como agimos com as pessoas do nosso convívio: estamos atentos para as qualidades delas e as elogiamos?
4-Qual a importância do"refoço positivo" para o seu humano?
5-Costumamos julga e rotular as pessoas pelas caractirísticas negativa que elas manifestam,esquecendo-nos de suas qualidades?
6-Estamos atentos aos aspectos positivos das outras pessoas, observando os detalhes que ás vezes ficam embutidos em seus comportamentos?
"você é importante"
1.Diga o nome de cinco pessoas mais ricas no mundo.
2.fale o nome dos cincos últimos ganhadores do prêmio Nobel.
3.Pense em cinco pessoas que lhe ensinaram alguma coisa faliosa.
4.Recorde pessoas que pessoas que fizeram você se sentir amado e especial.
5.Pense em cinco pessoas com quem você gosta de esar.
Mais fácil esse teste,não?
Sabe qual é a moral da história?
"As pessoas que fazem a diferença na sua vida não são as que têm mais credencias,dinheiro ou não prêmios.São as que se importa com você!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário