Muito obrigada meu aluno problema

Sua letra não é legível.Seu caderno não tem capricho,a capa está arrancada,a atividade incompleta,"as orelhas"se multiplicam.Seus lápis,quando existem,nunca estão apontados.Você se destrai com o ruído de uma mosca.É o último a responder às ordens,o primeiro a liderar o barulho.Se você levanta a mão,reluto em lhe dar a palavra-só vem besteira.Você já chega amarfanhado de casa com cara suja de vestígio de lágrimas -você brigou na rua ou foram os tapas do meu pai que perdeu a paciência há muito tempo.
As avaliações são um pesadelo para você.E o resultado...Ah! Meu Deus ,como gostaria de não ser professora,dessistir de tudo para não enfrentar seu olhar...onde a cada dia morre a esperança.
Eu já tentei de tudo com você...Bons modos,maus modos,gritos chantagens,exigir,insistir,gritei,implorei...Você continua não respondendo a minha didáticaelaborada,a minha experiência de tantos anos.
Por você e tornei insegura.Analisei os conteúdos constatei a validade de alguns,aprofundei,condenei,revi meus críterios de avaliação,por você fiquei humilde.Achei pouco os meus recursos .Pedi ajuda a colegas.Fui ao diretor,coodenador.
Por você eu estudei.Fui buscar conhecimentos que me faltavam,achei tempo para uma pesquisa mais elaborada das causas do seu problema.Por você eu criei novas estratégias ,não me limitei as que já existiam .Criei novas formas de abordagem de conteudos,novas metodologias ,novas motivações,nova distribuição de tempo.
Por você procurei conhecer uma criança normal.Como ela pensa?como ela age?o que ela tem que você não tem?que sobra em você?o que lhe falta?
Por você revi meu conceitos de fracasso,de sucesso,de felicidade,de normalidade.
Por você admito ser fracassada,limitada,deficiente,incapaz de fazê-lo aprender.Eu passei a ser um problema também.E,na angústia ,eu aprendi muito bem como você se sente.
Ai então MUDOU você,ou MUDOU eu?
Iyanne Brasil

sábado, 14 de novembro de 2009

Projeto

COMER OU ALIMENTAR?!



CATEGORIA- Ensino Fundamental ( Séries Finais)
MODALIDADE- Matemática Aplicada e/ou Inter-Relação com outras disciplinas
EXPOSITORES- Juliana Procópio da Cruz, Sílvia dos Santos Lima, Marinadja Freitas dos Santos, Daniela Moura Gomes, Ângelo de Carvalho, Daneila de S. Jordão
INSTITUIÇÃO- Colégio Professora Felicidade de Jesus Magalhães
ORIENTADORA- Maria Antônia Gomes Araújo
ENDEREÇO- Rua Ubaldino Mesquita Passos, nº 94 – Caeira Jacobina-Ba


Resumo

O projeto em questão objetiva conscientizar a comunidade escolar, especificamente os adolescente, sobre a importância de reeducação alimentar, uma vez que eles demonstraram na pesquisa hábitos alimentares inadequados que podem desencadear diversas patologias, em especial a obesidade.
A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, atribuídas a um desequilíbrio energético de origem multifuncional. A prevalência desse distúrbio na criança está aumentando gradativamente em todo o mundo. Constata-se que os "pequeninos gordinhos" possuem maiores riscos de se tornarem adolescentes e adultos obesos e isso está consequentemente associado a diversos fatores de riscos para o desenvolvimento futuro de doenças crônicas incluindo hipertensão e diabetes. A prevalência de obesidade na criança está aumentando gradativamente em todo o mundo. A obesidade infantil está associada a vários fatores de riscos para o desenvolvimento futuro de doenças crônicas incluindo hipertensão e diabetes, além de distúrbios psicossociais. Portanto, a presente pesquisa procura esclarecer essa problemática, orientando os pais, professores e demais profissionais na área de educação a fim de que revejam e reorganizem seus hábitos alimentares tanto no âmbito escolar como no convívio familiar, para que haja uma melhora na qualidade de vida dessas crianças evitando assim complicações futuras. (SANTANA).
Especificamente na nossa UEE foram realizadas atividades através do Portfólio, onde houve uma pesquisa de campo, visando coletar dados sobre a temática em questão. A partir daí construímos gráficos e tabelas, com cálculos de porcentagem e, essencialmente, com a análise do Índice de Massa Corporal ICM dos alunos envolvidos, utilizando como recursos balança e fita métrica. As novas mídias digitais foram também importantes para o referido projeto, pois utilizamos o Blog como uma ferramenta, que se mostrou eficaz para ampliar as discussões sobre o tema, sendo criado pelos alunos, através da mediação docente e funcionando como um espaço para o diálogo entre os estudantes, suas inferências e contribuições quanto à alimentação com suas respectivas preferências, muitas vezes influenciada pelo marketing das propagandas que encantam, e manipulam. Por isso, acreditamos que a escola é o lugar ideal para a realização de um processo de desconstrução do referido discurso e de uma tomada de atitude em prol de uma alimentação e vida saudáveis.
Para tanto, utilizamos o espaço midiático em questão foi, essencialmente, utilizado para o desenvolvimento da consciência e da necessidade de uma mudança de postura atrelando alimentação saudável, atividade física, culminando com uma vida de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário